8 Alertas que seu corpo está em perigo. Saber isto pode salvar sua vida, veja:

O nosso corpo é um mistério. É incrível pensar que, ao olhar o corpo humano, muitas de suas características e funções permanecem ocultas, algo parecido com o novo Iphone.

Para termos uma percepção mais nítida dessa máquina, vamos listas 7 coisas muito estranhas que o teu corpo faz. Perceberás que nada é feito pelo nosso corpo ao acaso.

  1. Arrepios

A sensação de ‘pele de galinha’ é deliciosa e é sinal de que algo emocionante está acontecendo. Mas por quê? Na base dos pelos, temos músculos minúsculos chamados musculus erector pili ou músculo horripilador.

Eles se contraem quando sentimos frio ou nos emocionamos (de prazer ou de medo)

  1. Manchas e sardas

Quando a concentração de melanina (o pigmento que produz  a cor da pele, dos olhos e do cabelo) é muito alta, podem surgir manchas na pele ou sardas.

Em muitos casos, podem indicar enfermidades como o câncer, já que um dos sintomas é justamente o surgimento dos chamados melanomas de formato irregular.

  1. Braços ou pernas dormentes

Quanto uma das extremidades do corpo tem aquela sensação dormente, é sinal de que a circulação do sangue não se faz da maneira correta. Alongamentos e atividade física costumam ser suficientes para sanar o problema, mas também pode ser um aviso de diabete.

  1. O cérebro congelado

É o que acontece quando se bebe uma bebida estupidamente gelada e rapidamente.

O nome científico desse efeito é sphenopalatine ganglioneuralgia e ocorre quando os receptores nervosos da boca mudam drasticamente de temperatura, enviando um sinal de dor ao cérebro como advertência de que as bruscas alterações de temperatura são muito perigosas para a saúde.

  1. Dedos de “velho”

Quando encharcamos a pele dos dedos, eles ficam enrugados porque a pele tem um “sebo” que tem como função não permitir que a pele absorva demasiado líquido. Com esse efeito, com os dedos enrugados, podemos pegar objetos embaixo d’água com maior facilidade.

  1. Chorar de rir

É quase uma contradição,  não é mesmo? Grito de felicidade. Mas o resultado é um fenômeno muito mais complexo e o cérebro é um computador muito misterioso.

Os cientistas demonstraram que as partes que são estimuladas no cérebro são as mesmas de quando rimos ou choramos.

O riso é um acontecimento alegre mas a alegria, assim como a dor,é um tipo de stress. O cérebro utiliza as lágrimas para aliviarmos o stress e voltamos a um estado de calma.

  1. Enrubescimento

Quando a gente fica vermelho, por alguma coisa, que também é chamado de “vergonha”, é sinal de que o corpo acelerou as batidas do coração dilatando as terminações nervosas do rosto.

Essa condição permite um melhor fluxo sanguíneo numa situação incômoda

  1. O choque que nos faz acordar

Esse pequeno choque acorda de uma condição chamada “apnéia do sono”, que é uma doença que interrompe a respiração durante o sono, ou seja, o cérebro, que é super inteligente, notando que a respiração está caindo, nós lança um “estado de choque” com a qual acordamos. Em suma, o cérebro salva nossa vida. .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *