Você tem bolinhas dessas no seu braço? Você nem imagina que a razão é essa!! Veja:

O glúten vem ganhando fama nos últimos anos, levando a culpa pelo mal estar intestinal e o ganho de peso de muita gente. A substância é um conjunto de proteínas encontrada nos grãos de trigo, cevada e centeio.

Os alimentos produzidos com as farinhas de trigo, cevada e centeio – incluindo a cerveja, macarrão, pizzas, pães e torradas, bolos e biscoitos – contém glúten, bem como queijos e temperos industrializados como shoyu, ketchup e maionese.

Para quem é intolerante ao glúten ou portador da doença celíaca, a ingestão de glúten pode causar grandes transtornos, embora muita gente ignore esse fato e continue se aventurando nas macarronadas da vida.

Muita gente inclusive não sabe que é intolerante ao glúten porque desconhece quais são os sintomas mais comuns dessa intolerância. Foi pensando nisso que selecionamos abaixo os sinais mais comuns da intolerância ao glúten:

1. Dor de estômago

A dor de estômago é o sintoma mais comum, que pode ser acompanhada de flatulência, diarreia ou prisão deventre. O consumo de glúten danifica o revestimento do intestino delgado e prejudica a absorção de vitaminas e minerais.

2. Tontura

O indivíduo intolerante ao glúten pode sentir fraqueza ou tontura após a ingestão de alimentos ricos em glúten.

3. Transtornos do humor

Falta de energia, desânimo, ansiedade e irritação sem causa aparente são sintomas provocados pelo consumo de glúten.

4. Fadiga e enxaqueca 

Dores de cabeça e cansaço podem ser sinais de intolerância ao glúten.

5. Irritação da pele

Doenças de pele como eczema são sempre resultado de intolerância ao glúten.

6. Fibromialgia

Se você sofre com fibromialgia, experimente deixar de consumir glúten. Aí verá a diferença.

7. Dores nos músculos e articulações

Outros sinais de que o organismo é intolerante ao glúten.

8. Intolerância à lactose

Se você é intolerante ao glúten, provavelmente é também intolerante à lactose. E vice-versa. Por isso, não consuma derivados de leite, principalmente os industrializados.

Se você sofreu a vida toda com alguns dos sintomas acima, vá ao médico confirmar o diagnóstico

Se o resultado se confirmar e você for realmente intolerante ao glúten, não fique tão preocupado. Há muitos alimentos em glúten e, o melhor, não engordam. Você vai ver que dá para viver bem sem pizzas e macarronadas.

Este é um blog sobre tratamentos caseiros e naturais e jamais substitui a opinião de um especialista. Consulte sempre o médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.