Saiba o que são angiomas e como eliminar os pontinhos vermelhos na pele

Você tem aqueles pontinhos avermelhados na pele? Pois saiba que você não deve se preocupar com eles, pois não representam nenhum problema de saúde, desde que os sinais não incomodem, não cocem ou não sangrem.

Esses pontinhos vermelhos, chamados de angiomas, costumam surgir geralmente em indivíduos com mais de 40-45 anos. Mas isso não significa que eles não aparecem em pessoas mais jovens. Os angiomas costumam chamar atenção por causa da sua tonalidade.

Muita gente não sabe que esses sinais vermelhos chamados angiomas são hereditários, ou seja, você herdou de seus pais. São uma espécie de tumor benigno que ocorre devido a um acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele, sendo mais frequentes na região do peito, pescoço e rosto. Também podem surgir internamente, em órgãos como o fígado e o cérebro, por exemplo.

Apesar das causas do surgimento dos pontinhos vermelhos ainda serem desconhecidas, normalmente têm cura, e eles podem ser retirados com laser, cirurgia ou administração de corticoides.

Os médicos explicam que os angiomas são parecidos com as varizes. Algumas pessoas podem pensar que são cancerosos, mas, como já referimos, são tumores benignos, sendo importante monitorar no caso de surgir algum tipo de alteração.

Quando precisa se preocupar?

Você deve procurar ajuda médica se os seus pontinhos começarem a sangrar, a coçar ou a aumentarem de tamanho. Se surgirem muitos angiomas de uma hora pra outra, também é preciso consultar o médico. Mas, no geral, não representam nenhum risco para a saúde.

É importante salientar que jamais se deve eliminar os angiomas de forma caseira, com remédios naturais, pois isso pode causar um impacto negativo, trazendo perigo para a sua saúde.

Se você não gosta dos seus angiomas, procure um profissional para retirá-los. Há vários maneiras:

Laser ou bisturi elétrico: faz o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos diminuir, ajudando a remover o angioma;

Escleroterapia: são injetados medicamentos para destruir os vasos sanguíneos e remover o angioma;

Eletrocoagulação: uma corrente elétrica é aplicada através de uma agulha que é introduzida no angioma para eliminar os vasos sanguíneos e remover o angioma;

Crioterapia: aplicação de spray com nitrogênio líquido para ajudar na remoção do angioma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.