Coloque um sabonete em baixo dos lençóis antes de dormir. Vale a pena tentar!!!

Infelizmente, uma boa noite de sono não é privilégios de muitos. Há muita gente que tem dificuldade em dormir durante à noite por inúmeras razões. Muitos não dormem por preocupação, pensando nos problemas, mas há também quem sofra com a síndrome das pernas inquietas. Seja qual for o motivo, não poder dormir é muito aflitivo e pode afetar enormemente a nossa vida no dia a dia.

Todo mundo uma vez ou outra pode se sentir propenso à inquietude. Mas quando o problema é crônico, pode ser um sintoma da síndrome das pernas inquietas (RLS).

Síndrome das pernas inquietas

É um distúrbio que se caracteriza por uma incontrolável vontade de ficar mexendo as pernas. Nos casos mais graves, pode também acometer os braços. Geralmente, é pior durante a noite e a coisa incomoda mesmo quando uma pessoa precisa descansar e não consegue. Como consequência, passa o dia sonolenta, irritada, indisposta e cansada.

Por se manifestar predominantemente nos momentos de repouso, a síndrome das pernas inquietas compromete a qualidade de vida, já que o indivíduo não consegue participar de uma reunião social ou de negócios, fazer uma viagem mais longa, ir ao cinema ou ao teatro, etc.

Os principais sintomas são:

  • Necessidade premente de mover as pernas
  • Sensação de desconforto
  • Pontadas
  • Arrepios
  • Formigamentos
  • Dor

A intensidade dos sintomas podem variar e diminui se a pessoa movimenta os membros. Tabagismo e cafeína em excesso agravam os sintomas.

Causas

As causas da síndrome das pernas inquietas não são bem conhecidas. Sabe-se que, além da predisposição genética, a ocorrência de movimentos repetitivos e involuntários característicos da condição está associada à deficiência de ferro e dopamina nas regiões motoras do cérebro. Às vezes, pode ser efeito colateral de outras doenças crônicas, como diabetes ou insuficiência renal.

Sabonete de lavanda

Em um conhecido programa de TV, o famoso médico televisivo Dr. OZ citou uma estranha terapia para a síndrome das pernas inquietas que realmente parece que funciona: colocar um sabonete debaixo dos lençóis, nomeadamente, o sabonete de lavanda. Ao que tudo indica, a lavanda tem efeitos calmantes.

Por isso, se você sofre com essa condição, faça o teste: coloque entre os seus lençóis, todas as noites, um pedaço de sabonete de lavanda. Você notará que suas pernas se sentirão mais calmas e os espasmos e cãibras irão diminuir.

Prova

Não há comprovação científica sobre a terapia do sabonete de lavanda, mas muitos internautas garantem que ela funciona. Houve quem perguntasse se a técnica do sabonete tinha ou não um efeito placebo.

Uma mulher relatou que colocou o sabonete de lavanda debaixo do lençol sem que o marido soubesse e ele imediatamente dormiu melhor. Então, não foi coisa da cabeça dele, mas parece que funcionou.

Por isso, vale a pena tentar, não é mesmo? Mas é preciso que seja especificamente sabonete de lavanda; um sabonete normal geralmente não resulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *