Se você olha o celular antes de dormir, precisa parar imediatamente. Entenda por quê

Durante a maior parte da história da humanidade, quando a noite chegava, as pessoas dependiam do fogo e das velas. Sem entretenimento, como o rádio e a televisão, a maioria dormia a seguir o entardecer.

Talvez um mundo assim fosse assustador para quem vive nos dias de hoje, mas é bom fazer uma reflexão sobre como a vida funcionava antes do computador, do smartphone e outras tecnologias.

Na verdade, estamos aqui tentando refletir sobre um hábito muito saudável que nossos avós e bisavós mantinham. Afinal, todo mundo quer qualidade de vida.

A partir dos anos 1970, a quantidade de luz artificial no mundo triplicou, trazendo junto consigo mais insônia, estresse e depressão.

Isso porque o uso excessivo e constante de aparelhos eletrônicos causa perturbações e problemas de saúde.

Quantas vezes por dia você olha suas redes sociais? Quantas noites você passa em frente ao computador, sem ao menos piscar os olhos?

É preciso entender que estudos realizados comprovaram que a exposição à luz artificial durante a noite impede que o organismo produza a melatonina, o principal hormônio que regula o ciclo de sono e vigília. Ao contrário da escuridão natural, que estimula a produção desse hormônio.

Resumindo: para produzir melatonina, o nosso corpo precisa de escuridão.

Sem a melatonina, o nosso organismo fica mais vulnerável a uma série de doenças, como baixa imunidade, síndrome metabólica, doenças cardíacas, obesidade, diabetes tipo 2 e câncer.

Por isso, se você quer o fortalecimento da sua imunidade, ainda mais em tempos de pandemia, tenha a certeza que está produzindo a quantidade certa de melatonina.

Quanto mais horas de sono em escuridão total, mais o seu corpo irá produzir melatonina que, além de ser um poderoso antioxidante, também atrasa a chegada do envelhecimento. Agora já sabe por que quem dorme pouco ou passa as noites em claro tem cara de velho.

É por essa razão que não é nada saudável varar madrugadas usando o celular, o computador e a televisão.

Seu filho está sempre gripado, faltando às aulas frequentemente?

Pois tire esses aparelhos dele e ponha ele para dormir cedo, que em pouco tempo ele ficará mais resistente às doenças.

Seu filho ficará mais saudável porque o corpo dele irá produzir mais melatonina.

Além do mais, utilizar celular, computador e televisão perto da hora de dormir também causa problemas na visão.

Isso porque a luz artificial desses equipamentos, principalmente no horário noturno, é muito nociva à retina, podendo causar problemas sérios, como a degeneração macular ou a catarata.

Viu como o assunto é realmente sério? Por isso, lançamos aqui um desafio: antes de dormir, não utilize essas tecnologias. Você aceita? Vamos lá, em prol da sua saúde e a dos seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.