O que acontece quando você dorme com os pés para fora do cobertor, veja:

Cada pessoa dorme do jeito que se sente mais à vontade. Enquanto alguns adormecem mais rapidamente de barriga pra cima, outros preferem pegar no sono de bruços ou na posição lateral, pois cada um busca uma posição mais confortável para pegar no sono.

Além disso, existe quem prefira dormir completamente coberto, enquanto algumas pessoas colocam os pés para o lado de fora das cobertas para cair no sono. Apesar de parecer uma insensatez, esse detalhe por fazer toda a diferença para a qualidade do sono. Pelo menos, é o que dizem os cientistas.

Há estudos que afirmam que dormir com os pés pro lado de fora está ligado diretamente à qualidade de sono de um indivíduo. Isso porque, segundo afirmam alguns estudiosos, a temperatura baixa faz com que pessoa sinta-se mais sonolenta do que quando o clima está quente.

Quem diz é a pesquisadora Natalie Dautovitch, da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos. Para a cientista, atitudes que “refrescam” o corpo garantem uma boa noite de sono.

Segundo um estudo realizado, o corpo humano inicia um processo de esfriamento assim que começa a dormir. O nosso organismo pode esfriar até dois graus nos estágios mais profundos do sono, o que mostra que é forte a relação entre dormir e temperatura. Lembremos que, entre os animais, alguns hibernam durante o inverno nas regiões onde a temperatura desce abaixo de zero, como os ursos, por exemplo.

Segundo a pesquisadora, uma temperatura mais baixa é capaz de causar sonolência. Muitos cientistas afirmam que, para dormir melhor, as pessoas devem tomar banhos quentes antes de deitar, o que estimula o corpo a baixar de forma natural a temperatura, aumentando o sono.

“Como às vezes esquentamos demais antes de dormir, eu acredito que muita gente tira o pé para fora da coberta para esfriar o corpo”, diz a pesquisadora, que explica por que razão as pessoas escolhem essa parte do corpo como escape de resfriamento: “A pele dos pés e das mãos é a única que que tem estruturas vasculares responsáveis por diminuir o calor”.

Para a cientista, o sono tem mais qualidade quando a temperatura não passa dos 20°C. “Assim, colocar o pé para fora do cobertor pode ser ideal para uma noite de sono que seja reparadora”, conclui Natalie. “Dormir com os pés fora das cobertas faz a temperatura do corpo diminuir, melhorando o relaxamento”.

Ainda segundo ela, o calor excessivo impede um bom descanso. Os pesquisadores afirmam que a temperatura do corpo começa a diminuir antes de adormecer e que, nos estágios mais profundos do sono, a temperatura da pessoa fica geralmente um ou dois graus abaixo do normal.

Por isso, se você é daqueles que dorme com os pés para fora das cobertas, deve continuar com o hábito para ter uma boa noite de sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.