O capim milagroso – elimina fungos, cura inflamações e até combate a depressão

Já ouviu falar da citronela? Se não nunca ouviu falar, não perca a oportunidade de conhecer essa planta que, apesar das origens asiáticas, é facilmente encontrada no Brasil.

O Brasil é um país tropical onde os mosquitos fazem a festa em cima de nós, os humanos. E a citronela é um repelente natural que serve de proteção contra os mosquitos e outros insetos parecidos.

Por exemplo, com a citronela é possível evitar epidemias de dengue, chikungunya e o zika vírus.

Recentemente, o International Journal of Advanced Research publicou um estudo onde descreve algumas evidências em relação aos benefícios da citronela para a saúde humana.

O estudo teve inicialmente como objetivo confirmar a citronela como repelente natural. No entanto, os estudiosos acabaram por descobrir outros benefícios proporcionados pela planta de aroma cítrico-adocicado.

A saber:

– Combate das bactérias

Indicada para o tratamento de infecções, o óleo de citronela possui componentes como o metil-isoeugenol e outros que inibem o crescimento bacteriano no corpo.

– Combate da depressão

A planta é uma forte aliada como terapêutica complementar contra a depressão, aliviando também os sentimentos negativos, a tristeza e a ansiedade. Isso porque os compostos antidepressivos encontrados nela atuam sobre os neurotransmissores e induzem a sensações de alívio, felicidade e esperança.

– Combate de infecções

As propriedades antissépticas da planta ajudam no combate a infecções em ferimentos, feridas, sendo muito eficaz na assepsia de lesões e cortes na pele.

– Alívios dos espasmos musculares

Além de estimular o sistema nervoso, a citronela combate problemas respiratórios e as cólicas intestinais ou ligadas ao período menstrual da mulher.

– Tratamento da inflamação

Com capacidade para aliviar os efeitos tóxicos de invasores do organismo, a citronela combate as inflamações causadas por álcool ou alimentos picantes e/ou de difícil digestão, e os efeitos colaterais do abuso de drogas.

– Combate do mau odor

Rica em citrino, o aroma de limão da citronela é capaz de eliminar o mau cheiro corporal.

– Combate da febre

Em estimular a transpiração corporal, a citronela é uma alternativa caseira para eliminar a febre, tudo isso somado às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

– Combate aos fungos

O óleo de citronela é altamente eficaz no combate ao crescimento fúngico na região da orelha, nariz e garganta, podendo também ser usado em outras partes do corpo.

– Repelente de  insetos

Esta é uma das propriedades mais conhecidas da citronela. Segundo o estudo feito, o óleo essencial da planta é capaz de afastar e até matar os insetos.

O estudo mostrou que a planta é particularmente eficaz contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana, sendo também eficiente contra piolhos e pulgas.

Você encontra a citronela geralmente em lojas de produtos naturais.

Os modos mais seguros de aproveitar as propriedades da citronela são:

1. Inalação

Os estudos comprovaram que o contato do olfato com a essência de citronela ativa no nosso corpo os efeitos benéficos da planta, seja através da inalação direta de gotas diluídas na água quente, ou com a ajuda de um vaporizador.

2. Massagem

As propriedades benéficas da citronela podem ser absorvidas pelo nosso corpo através da fricção do óleo com a pele.

3. Banho

Seja apenas colocando os pés de molho ou banho de corpo inteiro, a diluição do óleo de citronela em água morna nos ajuda a absorver bem os efeitos benéficos da planta.

Apesar de todos essas propriedades terapêuticas, jamais se deve utilizar o óleo da planta sem antes consultar um médico ou terapeuta naturalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.