Manchas brancas na pele: o que provoca e o que fazer com elas

Marcas brancas na pele… Você já passou por isso? Muitas vezes, essas manchas surgem no verão e são perfeitamente visíveis mesmo com a pele bronzeada.

Mas o que causa essas manchas brancas? Afinal, eles às vezes aparecem nas costas ou no rosto, mesmo em pessoas muito jovens. De onde vêm as manchas brancas? Como se livrar delas?

Agora vamos responder a todas essas perguntas.

Manchas brancas na pele: pitiríase versicolor

O líquen multicolorido é muito comum. Mas não se preocupe, esta não é uma doença grave e geralmente o problema desaparece por conta própria. A pitiríase versicolor tende a aparecer como manchas brancas na pele, especialmente nestas áreas:

  • Peito e costas.
  • Braços e pernas.

Eles aparecem especialmente na estação quente ou no início do outono. Normalmente, manchas brancas ocorrem nos jovens devido à transpiração, alterações hormonais ou umidade.

Como dissemos anteriormente, não é perigoso, não é contagioso e não é doloroso.

Como é tratado a pitiríase versicolor?

A pitiríase versicolor é um tipo de fungo que requer tratamento. Na maioria dos casos, a recuperação é fácil e sem esforço. Aqui estão os tratamentos mais comuns:

Medicamentos antifúngicos como terbinafina ou miconazol, que são ótimos para tratar infecções.
Outra maneira útil são os xampus com selena sulfur. Basta aplicá-los na área afetada à noite para fazer efeito. Em seguida, tome um banho pela manhã para remover o produto da pele. Tudo é muito simples.

Um remédio caseiro que pode ajudar com manchas é aloe vera. Simplesmente extraia o gel da planta, faça uma pequena massagem e deixe agir por algumas horas. A seguir tome um banho.

Você deve ter em mente que, se depois de usar esses remédios por pelo menos duas semanas, você perceber que as manchas não desaparecem, é melhor consultar um dermatologista.

Manchas brancas na pele: vitiligo

O vitiligo é um problema mais sério. É causado pela perda de melanina. Estes são distúrbios no sistema imunológico que fazem com que o corpo ataque e destrua os melanócitos. Vejamos as características do vitiligo:

Essas marcas brancas na pele aparecem em qualquer parte do corpo. Elas podem ser grandes ou pequenas e de formato variado.
Não causam desconforto, dor, coceira ou irritação. Elas aparecem sem nenhum sintoma, mas são claramente visíveis.
São geralmente mais comuns em pessoas que vivem em climas úmidos.
Às vezes, essas manchas brancas podem ficar marrons e descamar levemente. É o momento de maior desconforto.

Existe cura para o vitiligo?

Infelizmente, não há tratamento eficaz para o vitiligo. Essa doença autoimune tem um componente genético que torna difícil interromper  de forma eficaz e segura a destruição dos melanócitos.

Às vezes, as tentativas de repigmentação são feitas com esteróides ou imunomoduladores, mas isso nem sempre funciona. Os especialistas recomendam o uso de protetor solar para proteger as áreas hipo-pigmentadas do sol.

Em termos de remédios naturais, muitas pessoas recorrem ao aloe vera, molhos de açafrão e óleo de mostarda para evitar novas marcas. Obviamente, manchas brancas na pele não desaparecerão, mas você pode retardar seu crescimento. Não se esqueça de cuidar da sua pele.

Manchas brancas na pele: deficiências nutricionais

Às vezes, a pigmentação está associada à má nutrição, o que leva a uma falta significativa de vitaminas e minerais.

Às vezes, manchas brancas na pele podem ser causadas pela falta de cálcio, vitamina D e vitamina E. Nunca se esqueça dos alimentos ricos em cálcio! Lembre-se que não só os produtos lácteos são ricos neste mineral. Os vegetais também contêm nutrientes importantes para a saúde da pele e dos ossos.

Existem muitos suplementos alimentares que melhoram a saúde da sua pele. Nós recomendamos simplesmente melhorar sua dieta: torná-la variada e equilibrada para evitar problemas não apenas com a pele, mas também com a saúde em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.