1 em cada 3 pessoas tem herpes labial, mas poucos sabem que isto elimina o vírus

O herpes labial é uma infecção que causa feridas ou bolhas na boca, geralmente nos lábios ou no local logo abaixo do lábio. A infecção é causada pelo vírus herpes simplex e as bolhas podem causar dor, coceira e formigamento no local onde surgem.

O vírus da herpes labial é extremamente contagioso, pois se transmite através do contato direto, que pode ser através do beijo ou pela partilha de objetos como toalhas, copos e talheres, por exemplo.

Normalmente, o vírus do herpes labial fica “adormecido” no organismo por vários anos. No entanto, alguns fatores relacionados com o enfraquecimento do sistema imune podem provocar o surgimento dos sintomas.

É possível que a pessoa portadora do vírus só venha a descobrir depois, quando ele se manifesta em situações de estresse, consumo de alimentos inflamatórios, exposição excessiva ao sol, tratamento com antibióticos, mudanças de temperatura, menstruação, alergias, gripe, resfriado ou a presença de doenças do sistema imune, como lúpus ou HIV.

Além disso, existem pessoas que ficam infectadas com o vírus e nunca manifestam os sintomas. Para você entender a gravidade do problema, 1/3 da população é vítima de herpes.

Os principais sintomas do herpes labial são:

  • Bolhas e feridas nos lábios com líquido amarelado
  • Inchaço ao redor da boca e úlceras
  • Bolhas sensíveis
  • Dor ao movimentar a boca
  • Queimação nos lábios
  • Formigamento na boca.
  • Coceira e vermelhidão numa pequena área do lábio.

O que fazer para não pegar herpes labial

  • Evite beijar desconhecidos ou pessoas com ferimentos na boca
  • Não partilhe talheres, copos ou toalhas com outras pessoas, nem qualquer outro objeto pessoal, como batons
  • Não coma ou prove comida de outras pessoas, como sorvete, pirulito ou picolé
  • Mantenha a imunidade fortalecida, consumindo probióticos e frutas ricas em vitamina C, como limão, laranja, acerola
  • Tenha sempre álcool gel para desinfetar as mãos e se proteger de bactérias

Há várias receitas caseiras que ajudam a combater os sintomas do herpes labial

1. Babosa/aloe vera

Limpe a área afetada e a seguir passe o gel de babosa com a ajuda de uma bola de algodão esterilizada. Você verá que o gel de babosa seca rapidamente a ferida. É rápido, suave e age rapidamente.

2. Mel e vinagre

Misture uma colher (chá) de mel com vinagre e aplique sobre a área afetada.

3. Alho

O alho tem poderosas propriedade antivirais e antibióticas. Basta cortar um dente de alho ao meio e passar suavemente sobre a ferida.

4. Chá preto

Basta colocar no local afetado um sachê de chá preto usado e ainda úmido e deixar agir por alguns minutos. Vai reduzir a dor e curar o ferimento.

5. Bicarbonato de sódio

Faça uma pasta com um pouco de bicarbonato de sódio misturado com água e passe no herpes. Vai cicatrizar rapidamente. Utilize sempre bicarbonato de sódio vendido em farmácias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.