Diabetes, hipertensão e fígado gordo: você não imagina os poderes desse chá

A carqueja é certamente uma das plantas mais utilizadas pela medicina popular no Brasil. O chá da planta é uma bebida terapêutica que fortalece o sistema imunológico e ajuda a controlar a pressão arterial, o colesterol e os níveis de glicose.

A maneira de consumir a carqueja irá variar segundo a maneira em que ela foi comprada.

As folhas da planta, in natura, você encontra em feiras livres, supermercados e lojas de produtos naturais e supermercados.

Por outro lado, os sachês e as cápsulas contendo o pó à base da carqueja podem ser encontrados em supermercados e também em farmácias e lojas de produtos naturais. Você também encontra na internet.

Com os sachês ou as folhas, você prepara o chá de carqueja, que faz muito sucesso entre os adeptos da medicina naturalista, e que é indicado para fortalecer o sistema imunológico e controlar os níveis de glicemia.

Aliás, todo em qualquer reforço do sistema imunológico, em tempos de pandemia, é sempre bem-vindo.

6 benefícios do chá de carqueja

Glicose no sangue

O chá de carqueja pode ser um aliado no combate ao diabetes porque ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. A carqueja é rica em flavonoides que ajudam a regular a metabolização da glicose, o que reduz a resistência à insulina. Sendo assim o consumo regular do chá pode ajudar a controlar mais facilmente os níveis de açúcar no sangue.

Propriedades diuréticas

Consumir o chá de carqueja ajuda a eliminar o excesso de líquidos no corpo, aliviando o sistema circulatório. Com isso, a pressão arterial acaba sendo normalizada porque o coração faz menos esforço para bombear o sangue.

Fortalecimento do sistema imunológico

O consumo frequente do chá reforça a proteção do organismo contra invasores. Por ser rica em antioxidantes, que estimulam a criação de glóbulos brancos, o chá de carqueja ajuda a proteger o nosso corpo contra vírus e infecções.

Melhor funcionamento do fígado

Os antioxidantes presentes no chá de carqueja ajudam a combater os famigerados radicais livres, que atacam as células do fígado. Com a ingestão do chá, as células do fígado ficam protegidas, além de propiciar o surgimento de células saudáveis. Isso  evita o acúmulo de gordura no fígado, contribuindo para a saúde do órgão.

Diminuição dos níveis de colesterol LDL

Por causa da saponina, a carqueja impede o intestino de absorver mais colesterol que o normal e também ajuda a eliminar o colesterol ruim, o colesterol LDL, por meio das fezes.

Combate a gastrite

O excesso de acidez é responsável pela azia e pela gastrite. Pois os flavonoides presentes na planta ajudam a controlar os níveis de acidez no estômago. Além disso, ingerir regularmente o chá de carqueja pode “blindar” o seu estômago, pois as propriedades anti-oxidantes e anti-inflamatórias reduzem os danos provocados nas células estomacais.

Agora, vamos à receita do chá de carqueja

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de folhas de carqueja
  • 1 litro de água potável

Que Fazer?

Colocar a água para ferver e, quando levantar fervura, adicionar as folhas de carqueja.

Deixar ferver mais um pouco e desligar o fogo.

Depois disso, tampar e deixar descansando por dez minutos.

Coar e beber até três xícaras do chá de carqueja por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Em excesso, o chá de carqueja pode acarretar complicações.

Hipertensos e diabéticos devem obrigatoriamente consultar o médico para que este determine a quantidade correta de chá de carqueja a ser consumida.

O excesso de consumo do chá de carqueja pode baixar demais a glicose e causar hipoglicemia.

Assim como também pode dificultar o controle da pressão em indivíduos hipertensos.

Crianças, mulheres grávidas e mulheres que estão amamentando são outros grupos que inspiram cuidados quando o assunto é chá de carqueja.

O chá de carqueja não é recomendado para crianças porque elas possuem um metabolismo diferente dos adultos.

Já as mulheres grávidas não devem ingerir o chá pois ele causa contrações uterinas, o que pode provocar um aborto.

Por último, como as propriedades do chá de carqueja podem alterar a composição do leite materno, mulheres que estão amamentando devem consultar o médico antes de começar a ingerir a bebida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.