O que acontece se você comer dois ovos por dia. Você não vai acreditar!!!

Antigamente, o ovo era considerado um dos grandes vilões da alimentação, responsável pelo aumento das taxas de colesterol.

Mas, como é habitual, a ciência reviu os seus conceitos e atualmente os especialistas estão aconselhando o consumo de pelo menos dois ou três ovos por dia.

O ovo é extremamente benéfico para a nossa saúde, pois é rico em vitaminas, minerais, proteínas e propriedades antioxidantes.

Abaixo, trazemos aqui uma lista de benefícios que o consumo diário de ovos produz. Confira:

1. Redução do risco de câncer

Segundo um estudo publicado no jornal “Breast Cancer Research”, o consumo diário de ovos pode reduzir em 18% o risco de câncer de mama.

Os aminoácidos, vitaminas e minerais presentes no ovo ajudam a estabilizar os níveis de estrogênio, um hormônio que muitas vezes é o responsável pelo câncer de mama.

2. Redução do risco de doenças cardiovasculares

O ovo é rico em HDL, o colesterol bom, que ajuda a prevenir inúmeras doenças cardiovasculares. Como já referimos, anteriormente acreditava-se que os ovos aumentavam os níveis do colesterol ruim, mas verificou-se que não é verdade. Além do mais, a alta quantidade de ômega-3 presente no ovo pode reduzir os níveis de triglicerídeos e evitar problemas cardiovasculares.

3. Melhora da visão

Por causa da vitamina A, luteína e zeaxantina, o ovo é muito benéfico para a visão. A vitamina A ajuda a melhorar a visão no escuro, enquanto os duas outras substâncias são poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem problemas com a visão.

4. Proteção do cérebro

O ovo é rico em colina, um nutriente essencial para a saúde do cérebro. A falta dessa substância afeta a memória e a função cerebral, favorecendo o aparecimento de doenças degenerativas como o Alzheimer.

5. Combate ao envelhecimento precoce

Graças aos carotenoides contidos no ovo, consumir ovos regularmente combate o envelhecimento precoce. Nesse caso, você deve comer o ovo cozido, pois assim há mais carotenoides.

6. Redução do risco de defeitos congênitos

Rico em ácido fólico (vitamina B9), o consumo de ovos é recomendado a gestantes, pois previne danos ao sistema nervoso do embrião, reduzindo os riscos de defeitos congênitos. O ovo é um dos alimentos mais ricos em ácido fólico. Por isso você deve consumir diariamente.

7. Melhora da saúde do fígado, da pele e do cabelo

O ovo é rico em proteínas e enxofre, substâncias que ajudam a fortalecer os cabelos fracos e melhorar a qualidade e aparência da pele. Além do mais, a lecitina presente no ovo ajuda na saúde hepática, desintoxicando o fígado e melhorando a digestão.

8. Ajuda na perda de peso

Se você quer perder peso, coma mais ovos. O ovo produz uma sensação de saciedade muito grande, fazendo a pessoa comer menos.

Veja também: A dieta do ovo. Perca até 12 kg em 12 dias

9. Ossos saudáveis

Por causa da vitamina D e do cálcio, o ovo é muito importante para a saúde dos ossos e dos dentes.

Agora que você já sabe dos benefícios do ovo, pode comer ovos sem culpa, pois é um alimento excelente para a nossa saúde geral. Se tiver condições financeiras, coma ovos orgânicos.

IMPORTANTE: quem tem diabetes ou problemas cardíacos, deve comer no máximo 3 ovos por semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.