8 sinais de câncer que você nem sabia, veja quais são:

O câncer é uma doença devastadora, com mais de 520 mil casos e 260 mil mortes no ano de 2020 no Brasil. Se alguns tipos de câncer são silenciosos, não apresentando sintomas nos estágios iniciais, alguns sinais, entretanto, devem servir de alerta. Trazemos aqui 8 sinais que não devem ser ignorados em hipótese alguma, pois, quando mais cedo o tumor for detectado, maiores são as chances de cura.

1. Feridas e lesões frequentes

Esses sinais podem ser um indício de vários tipos de câncer, como câncer de pele, de boca ou nos órgãos genitais. Além do mais, algumas feridas na pele podem provocar tipos específicos de câncer. Por exemplo, quem sofre de psoríase está mais sujeito a ter um tumor raro do que a maioria das pessoas.

2. Dor ao urinar ou fezes com aspecto diferente

Se você sofre com dor ou queimação ao urinar, isso pode ser sinal de câncer de próstata ou bexiga. Se tem graves problemas intestinais ou diarreias frequentes, podem ser indícios de câncer no trato digestivo.

3. Uma pinta, ou alteração nas sardas

São sinais graves que não devem ser negligenciados. Se suas pintas e sinais ficam mais espessos ou crescem em largura, procure imediatamente um dermatologista.

4. Sangramentos incomuns

Sangue na urina e fezes são sinais muito preocupantes. Procure um médico imediatamente.

5. Dores de estômago

Problemas digestivos são comuns e geralmente não são graves. Mas se você tem dificuldade para engolir e sente dores no estômago, é melhor procurar um médico pois pode estar com câncer no trato gastrointestinal.

6. Caroços

Caroços nos seios podem ser câncer de mama, principalmente se surgirem outros sinais, como a pele vermelha e secreção no mamilo. Não se esqueça que as mulheres no Brasil devem fazer mamografia a cada 2 anos a partir dos 40 anos. Antes dessa idade, vá fazendo o auto-exame em casa ou então vá ao ginecologista uma vez por ano para ver se está tudo bem.

7. Gânglios inchados

Os gânglios inchados significam uma reação de defesa do organismo. Mas se esse sintoma for acompanhado de tosse persistente, procure o médico, pois pode ser câncer de garganta ou do sistema respiratório.

8. Perda de peso, desmaios e fadiga crônica

É preciso estar alerta ao estado físico geral para identificar algum tipo de enfraquecimento no sistema imunológico. Se você tem perdido peso ou se tem desmaios frequentes sem motivos aparentes, é melhor procurar um médico. Por si só, esses não são sinais de câncer, mas são problemas de saúde que devem ser investigados. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.

Estar atento aos sinais do corpo é essencial para a saúde e para a detecção de um eventual câncer nos seus estágios iniciais. Procure fazer exames de rotina regularmente e não deixe de conversar com seu médico se algum novo sintoma estiver preocupando você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.